INÁCIOFARMACEUTICO
quarta-feira, 11 de março de 2015
Por auxílio-vulnerabilidade, MTST ocupa Secretaria da Fazenda do DF
Manifestantes afirmam que não recebem benefício do GDF desde janeiro.
Secretário de Relações Institucionais vai receber grupo, diz governo.
Militantes do Movimento de Trabalhadores sem Teto (MTST) ocuparam na tarde desta quarta-feira (11) o saguão da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, no Setor Bancário Sul. O grupo reivindica o pagamento de auxílio-vulnerabilidade para 900 famílias integrantes do movimento.
Os manifestantes afirmam que desde janeiro não recebem o benefício de R$ 600 mensais, pagos pelo GDF.
Segundo a integrante do MTST Eduarda Maria da Conceição, o movimento deixou um acampamento em 2013 em troca da inclusão das famílias no programa habitacional Morar Bem. A promessa do governo foi de pagamento do auxílio até que os participantes fossem contemplados com as casas.
“Tínhamos acampamentos em Samambaia, Ceilândia, Planaltina, Recanto das Emas e Brazlândia. Agora, estamos morando de favor ou com parentes enquanto esperamos o imóvel. O benefício é pouco, não dá pra um aluguel, mas é uma ajuda”, diz.
Segundo o coordenador do MTST, Antônio Magalhães, o prazo para entrega das moradias acabou no ano passado, mas as obras ainda nao sairam do papel. "o auxílio era temporário, seis meses renováveis por mais seis meses. Queremos que o GDF defina uma data para entregar. essas casas não atendem nem 1/5 das famílias", diz.
Reunião Por volta das 16h30, representantes do movimento se reuniram com as secretarias de Fazenda, Relações Institucionais e Desenvolvimento Humano e Social. Em nota enviada após o encontro, a Fazenda afirmou que deve cerca de R$ 840 mil aos sem-teto, relativos aos auxílios de dezembro e de fevereiro.
A pasta diz ainda que o pagamento ficou marcado para a próxima segunda-feira (16), quando também será anunciada data para pagar o benefício de março. O cadastro dos novos beneficiários deve ser revisto também na próxima semana.
Protestos
Cerca de 3 mil manifestantes se reuniam no local por volta das 15h30, segundo a Polícia Militar. Homens dos batalhões de Choque e Patrulhamento de Trânsito acompanhavam a movimentação no local. A PM escoltou os grupos no caminho da Esplanada dos Ministérios até o prédio do GDF, próximo à Rodoviária do Plano Piloto.
“São quase 900 famílias sem receber o auxílio. Estávamos fazendo reuniões constantes na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedest), mas lá falaram que o problema era na Fazenda, que a Fazenda não tinha depositado na conta deles. Aqui, disseram que nem sabiam do problema”, diz Eduarda.
No início da tarde, os sem-teto protestaram no Ministerio da Fazenda mas nao conseguiram invadir o prédio. Até às 15h30, nenhum conflito havia sido registrado nas manifestações.
Fonte:http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/03/por-auxilio-aluguel-mtst-ocupa-secretaria-da-fazenda-do-df.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário